quarta-feira, 17 de agosto de 2011

E é esse país que pretende realizar uma Olimpíada?



A indagação predileta do colunismo brasileiro desapareceu diante dos motins que abalaram as cidades britânicas. Governo fraco, polícia incompetente e brutalizada (a mesma que assassinou Jean Charles de Menezes), crise econômica, preconceito, desigualdade social, gangues de criminosos – todos os piores ingredientes do imaginário autodepreciativo das repúblicas bananeiras reúnem-se para desintegrar as ilusões do paraíso civilizatório europeu. De novo, e sem as desculpas fáceis de uma psicose individual.

Depois nós é que não merecemos abrigar efemérides internacionais. E somos nós, pasmem os senhores, que desprezamos nossas prioridades administrativas.

Enquanto os gênios colonizados tentam culpar os vilões de sempre (minorias étnicas e imigrantes), os analistas locais derrubam a teoria e acusam justamente as milícias brancas xenófobas pela exacerbação dos conflitos. Sobra até para o otimismo revolucionário de parte da esquerda, às vezes condescendente com certas pautas vazias das protestações contemporâneas, e que agora precisa engolir sua vanguarda jovem espalhando badernas como uma súcia de vikings embriagados.

E é importante salientar que, mesmo cercada pela selvageria, a combativa imprensa do Reino Unido jamais ousou condenar a realização dos Jogos Olímpicos ou questionar a capacidade do país para sediá-los.

Um comentário:

leonardo-pe disse...

isso mostra a maturidade da imprensa inglesa da Brasileira.eles sabem separar o bom do ruim.aqui,os"colonistas",juntam tudo!