quinta-feira, 28 de maio de 2015

Gilmar e a maconha
















Enquanto a imprensa corporativa fornece palanque e vitrine para golpistas, os líderes da Marcha da Maconha são ignorados solenemente. Mesmo assim, continuam mobilizando milhares de brasileiros com coragem de sair às ruas para exigir a legalização da planta.

Só esse feito agrega uma relevância muito especial à causa, além dos respaldos científico e jurídico. Se o movimento legalizador recebesse uma fração da bondade midiática dedicada ao impeachment, ganharia força incontornável.

Os interesses que a imprensa defende com esse boicote (especialmente o da indústria farmacêutica) também atuam na obstrução do tema junto aos parlamentares. Mas, em termos de constrangimentos imediatos, a blindagem visa proteger outra esfera: o Supremo Tribunal Federal.

É no STF que tramita a mais importante iniciativa descriminalizadora jamais inaugurada pela sociedade brasileira. Com arguição impecável, o Recurso Extraordinário 635659 defende a inconstitucionalidade da proibição do uso de drogas. E acaba de ser encaminhado para o parecer do relator, o ministro Gilmar Mendes.

Muito zelosa em expor os votos da Corte quando lhe interessa, a mídia se esforça para não incomodá-la nas situações delicadas. Não há melhor demonstração do poder que teria uma pressão popular sobre os ministros. Cabe à militância romper esse silêncio antes que seja tarde.

Nenhum comentário: