segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Skaf quer moleza















A resistência de Paulo Skaf a assumir a aliança nacional do PMDB com a candidatura Dilma Rousseff é exemplo dessas práticas eleitorais maliciosas que ajudam a minar a credibilidade da esfera política.

Um filiado que ignora as decisões legítimas de sua agremiação viola não apenas os princípios da coerência programática, mas também a própria lógica do sistema partidário. Coligações, convenções e plataformas simplesmente deixam de fazer sentido quando os quadros de uma sigla utilizam-na segundo conveniências pessoais.

Skaf quer evitar o desgaste do antipetismo paulista, longa e cuidadosamente articulado pela imprensa local. Quer posar de “independente”, quiçá “apolítico”, nos sentidos ilusoriamente positivos, que essas palavras ganharam junto à indignação desinformada.

O representante da indústria quer, em suma, se locupletar apenas dos benefícios que as estruturas eleitorais lhe proporcionam. Na hora de encarar as complexidades e os percalços do fazer político, o sabujo posa de pragmático. Filiar-se a uma legenda nanica sem mídia ou estrutura? Nem pensar.

É possível e necessário confrontar, inclusive judicialmente, a cômoda infidelidade de Skaf perante o PMDB e seus acordos. Pelo menos para mostrar que o comando da campanha petista conhece os riscos abertos pelo precedente.

Nenhum comentário: