quinta-feira, 12 de junho de 2014

O surto de Barbosa














Finalmente alguém ousou dizer umas poucas verdades a Joaquim Barbosa. É assustador que não tenha ocorrido antes, e de maneira bem mais veemente. O advogado de José Genoino deveria levar o caso às últimas conseqüências, aproveitando que a OAB de repente descobriu o monstro que tolerou por anos de escancaradas impropriedades.

A tentativa de incriminar a vítima é um escândalo à parte. Basta assistir ao vídeo da sessão para se perceber que não houve qualquer ameaça ou injúria que justificasse o corte do microfone e a ação dos seguranças. Mesmo que estivesse embriagado, o defensor não agiu como tal.

Aliás, não faltaram avisos de que as campanhas de arrecadação da multas de Genoino seriam vingadas com requintes de crueldade.
                                                          
Barbosa ficou maior do que as instituições. Já virou o super-herói da direita hidrófoba, que espera dele justamente a violação de preceitos legais e éticos para impor a tal “moralidade” sem passar pelos crivos republicanos. Quanto mais grotesco e autoritário ele for, mais aplausos receberá.

Não custa lembrar que havia diversos bons motivos para pedir o afastamento de Barbosa às instâncias competentes. Ninguém assumiu a bronca. Pois agora o resultado está aí: o presidente da mais alta corte do Judiciário brasileiro mandando arrastar do plenário um advogado que apenas exige o cumprimento da lei.

Nenhum comentário: