sexta-feira, 13 de junho de 2014

“O lobo atrás da porta”






















Um sopro de esperança para aqueles que julgavam o cinema brasileiro entregue às globochanchadas e à diluição dos gêneros hollywoodianos. Ou que não viam novas possibilidades fora da efervescência pernambucana.

Não que o filme se esmere na inovação e no experimentalismo, pelo contrário. As referências são bastante claras, dos policiais noir da década de 1940 a “Rashomon” (Akira Kurosawa) e “Testemunha de Acusação” (Billy Wilder). Mas todas ganham aqui uma autenticidade local e um vigor que poucas obras souberam agregar aos grandes temas dramáticos universais.

O que mais chama a atenção nesta obra de estreante é a segurança com que Fernando Coimbra controla visualmente a narrativa, dando-lhe densidade sem aderir aos truques rocambolescos do suspense. Muito do resultado se deve à direção de arte, à primorosa fotografia de Lula Carvalho, com seus planos longos e complexos, e ao elenco talentosíssimo, que atinge verossimilhança quase incômoda.

Merece uma chance nos festivais e prêmios internacionais. A atuação inesquecível de Leandra Leal, principalmente, seduziria qualquer júri do planeta.

Nenhum comentário: