sexta-feira, 12 de abril de 2013

Retratos musicais


 “Rock Brasília”


A trajetória das bandas brasilienses formadas nos anos 1980, em especial Plebe Rude, Capital Inicial e Legião Urbana. Os Paralamas do Sucesso recebem atenção desproporcionalmente pequena, e outros grupos de menor renome são ignorados.

As cenas dramatizadas e o discurso auto-referente ajudam a suavizar o tradicionalismo costumeiro de Vladimir Carvalho. No primeiro caso, porém (ainda que justificável pela falta de registros), o resultado parece um tanto artificial. Mas Carvalho é documentarista experiente, que sabe unir didatismo e emotividade, construindo uma vigorosa contextualização histórica do período.


“Tropicália”


















O diretor Marcelo Machado resgata um riquíssimo acervo escondido nos filmes marginais (“udigrúdi”) dos anos 1970, nos quais Caetano Veloso, Gilberto Gil, Jorge Mautner, Helio Oiticica e outros personagens aparecem de maneira pouco usual para os moldes conservadores da atualidade. Junto com o excelente repertório televisivo, esse acervo arqueológico fornece momentos inestimáveis.

A opção pelas vinhetas decorativas, a princípio arriscada, termina funcionando bem. A esmerada produção da O2, agência de Fernando Meirelles (antigo parceiro de Machado), foi decisiva na viabilização de um projeto com tamanhas pretensões. Mesmo assim falta muita gente. Alguns retratados não fornecem depoimentos atuais. Um pouco mais de profundidade e o filme atingiria a grandiosidade do tema.

Nenhum comentário: