segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O país do passado















Os eleitores de Washington e Colorado aprovaram em plebiscito a legalização total da maconha. Outros dezenove estados norte-americanos permitem o uso medicinal da planta. O maior patrocinador mundial da estúpida política repressiva antidrogas aos poucos adere à tendência descriminalizante que vigora em países como Holanda, Suíça, Espanha, Portugal, Argentina, Uruguai. E o Brasil continua apegado a um entulho jurídico que até mesmo os seus criadores tratam de abandonar.

Antes o provincianismo local justificava nossa adesão através da suposta grandeza civilizatória dos painhos do Norte. Agora essa mesma superioridade ajuda a endossar uma posição contrária: não somos “evoluídos” o suficiente para seguir o exemplo alheio. É uma saída cômoda também para setores profissionais alinhados ao proibicionismo, constrangidos por estatísticas e pareceres técnicos que derrubam suas mistificações alarmistas.

Entre as possíveis críticas às administrações petistas, uma das mais subestimadas pela intelectualidade é a preservação dessa excrescência legal. Três sucessivos governos progressistas, com maioria parlamentar, foram incapazes de promover um avanço tão óbvio, respaldado por juristas, estudiosos de Segurança Pública e organismos internacionais. O máximo a que chegamos são iniciativas como a do movimento É Preciso Mudar, que perpetuam as políticas arcaicas sob uma fachada pretensamente liberal.

No futuro, quando a esquerda brasileira contabilizar seu legado na evolução dos direitos individuais, encontrará pelo menos um bom motivo de orgulho: ajudou a promover o filme do ursinho maconheiro.

Nenhum comentário: