segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Hora de bater
















É difícil planejar uma campanha “negativa” eficaz. Além das limitações das enquetes qualitativas que norteiam a estratégia, o modus operandi e a estrutura hierárquica das campanhas impedem seus coordenadores de conhecer as verdadeiras repugnâncias do público. Tom e conteúdo precisam afinar-se com as inquietações do eleitorado, mas sem atrair a antipatia difusa dos descontentes pelo universo político em geral. Quando não há denúncias pesadas e críveis, a estratégia tende a acabar mal.

Numa época de incredulidade quanto aos institutos de pesquisa, a opção pelo ataque serve de termômetro bastante próximo daquilo que os comitês tomam como real. A mudança abrupta no discurso de uma campanha inicialmente serena e propositiva insinua guinada equivalente na sensação de conforto que justificava esse comportamento. E o grau de virulência adotado sinaliza a intensidade do susto.

Em Campinas, por exemplo, esse quadro fica patente na súbita agressividade da propaganda de Jonas Donizette. Figura típica da esquizofrenia conservadora do PSB paulista, apoiado por Geraldo Alckmin e pela imprensa local, ele sempre ostentou o bom-mocismo característico da confortável dianteira que alcançaria no primeiro turno. Sua repentina e desajeitada transfiguração em agressor sugere que o crescimento do petista Márcio Pochmann pode ser até maior do que o já surpreendente empate técnico apontado pelo Ibope.

Existem diversas maneiras do candidato em vantagem ou ascensão reagir às caneladas nesta reta final. Mas só há uma resposta pior do que ignorá-las, que é ser pautado por seus temas, caindo num bate-boca indireto que neutraliza as diferenças entre os adversários. Chamar a atenção do eleitor para os esperneios do afogado permite que se desmoralize sozinho, sem lhe fornecer uma vítima para o abraço fatal.

Um comentário:

Vania disse...

Boa! Sería muito legal se todos os candidatos que ora estão sendo atacados pelos adversários pensassem assim também. Acho que o eleitorado, de uma maneira geral, seria grandemente beneficiado.