quarta-feira, 16 de maio de 2012

A Privataria sumiu


Em meio a tantas polêmicas, passa despercebido o súbito esquecimento da Privataria Tucana, tema explosivo que há pouco anunciava um terremoto institucional no país. É verdade que a CPI do Cachoeira, o Código Florestal, a Comissão da Verdade, a Copa do Mundo e outras agendas trabalhosas já saturam as pautas jornalísticas e canalizam o combustível político da base governista. Mas convém ter em vista que a escolha dessas prioridades também deixou sua cota de questionamentos inconclusos.

Causa particular estranheza a importância conferida à CPI do Cachoeira tanto pela esquerda quanto pela imprensa corporativa. Se considerarmos que seus maiores incentivadores no Congresso pertencem à ala petista ligada a Rui Falcão (retratado de maneira pouco lisonjeira no livro de Amaury Ribeiro Jr) e que eles recebem o inusitado apoio dos próprios veículos que tentaram usar a escandalolatria mensaleira para desestabilizar o governo Lula, a opção ganha cores de estratégia.

Para medir a importância econômico-social desse enfoque, basta verificar se o contribuinte está mais preocupado com a reputação da Veja ou com a falta de sinal do celular e as quedas cotidianas das conexões de internet.

Nenhum comentário: