quarta-feira, 23 de maio de 2012

Apagão aqui não




Escarafunchei os arquivos da Folha de São Paulo buscando a palavra “apagão” em 2007 e 2009. Enfocando apenas os espaços analíticos, pincei os exemplos abaixo. Está muito longe de esgotar as inúmeras ocorrências apontadas, mas serve como exemplo de que a expressão não surgiu agora, no colapso dos transportes demo-tucanos.

A propósito, semelhante pesquisa, com os mesmos analistas, não aponta sequer uma recorrência à palavra para descrever o metrô paulistano. O próprio assunto, aliás, foi completamente ignorado pelos cronistas nos últimos meses.

Decorridos mais de dois anos do apagão aéreo de 2007, o governo ainda não chegou a uma definição sobre o modelo de funcionamento do setor aeroportuário”. Editorial (30/11/09)

Claro que foram a chuva, os ventos e alguns raios os responsáveis pelo apagão (...) A culpa então foi de quem? Dos inimigos do PT e da imprensa, naturalmente.” Danuza Leão (15/11/09)

Apagão cultural deu-se igualmente com Dilma Rousseff (...) De novo, é típico do subdesenvolvimento da cultura política tapuia achar que não é preciso prestar contas ao público por problemas que afetam a vida de uma ou de milhões de pessoas.” Clóvis Rossi (15/11/09)

O fato é que o apagão revelou o descaso na aplicação das verbas necessárias para impedir o colapso. A culpa – ou a causa – pode ter sido da natureza, mas a responsabilidade é mesmo do governo”. Carlos Heitor Cony (15/11/09)

O fenômeno se repetiu agora, após o apagão aéreo, que não abalou em um milímetro sequer o apoio do povo ao presidente. E com a agravante da tragédia que comoveu a nação, depois que Marta Suplicy e Guido Mantega tentaram fingir que a crise não existia”. Ferreira Gullar (19/8/07)

O que mais preocupa é a capacidade do governo Lula de gerir crises. Já imaginou se for com a mesma rapidez e competência do apagão aéreo?” Eliane Cantanhêde (17/8/07)

O apagão aéreo lulista pega 8% da população (os usuários declarados de avião), contra 100% dos brasileiros atingidos no blecaute energético de FHC em 1999 e 2000. Dois fatores podem atrapalhar Lula daqui até 2010, quando o petista tentará fazer seu sucessor.” Fernando Rodrigues (06/8/07)

A omissão, pondo nossa paciência à prova, levou ao que se tem chamado de ‘apagão’, palavra simplória que não retrata as horas passadas à espera dos vôos, sem satisfação dada, rápida e verdadeira, aos consumidores do serviço aéreo. (...) Abusaram muito da nossa paciência. É chegada a hora de pararem com isso.” Walter Ceneviva (21/7/07)

Nenhum comentário: